Biombo Escuro

Biombo Notícias

Festival do Rio começa nesta quinta

com catálogo recheado de filmes

por Bruna Ximenes

04/10/2022; Foto: Divulgação/Festival do Rio

Começa nesta quinta-feira, 6, a 24ª edição do Festival do Rio (Rio de Janeiro Int’l Film Festival), o maior festival de cinema da América Latina, que vai até o dia 16 de outubro. O novo filme de Sam Mendes “Império da Luz” é uma homenagem ao cinema e abre o festival. Serão mais de 200 filmes exibidos em diversos cinemas da cidade, marcando o retorno do Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, palco tradicional das exibições do festival.

A diretora executiva de programação do evento Ilda Santiago promete um festival robusto, de volta às grandes edições, e destaca o palco do cinema brasileiro com a Première Brasil.

Os filmes brasileiros indicados têm títulos premiados, como “Regra 34”, vencedor do Leopardo de Ouro em Locarno, na Suíça. "Mato Seco em Chamas" foi exibido na 72ª edição do Festival de Cinema de Berlim e recebeu o grande prêmio do Cinéma du Réel e o principal prêmio do IndieLisboa. Outros filmes brasileiros da lista são: "Fogaréu", "Carvão", "Paloma" e "Belchior - Apenas um Coração Selvagem"

Dentro do escopo internacional, diretores premiados no Festival de Cannes e de Veneza aparecem, como Park Chan-Wook com "Decision to Leave", Martin Mcdonagh com "The Banshees of Inesherin" e Jerzy Skolimowski com "EO". Além disso, cineastas consagrados com Frederick Wiseman e Paul Schrader retornam com novos filmes.

O Festival do Rio também retorna esse ano com sessões à meia noite, repletas de clássicos como "Priscilla, a Rainha do Deserto", de Stephan Elliot, "Oldboy", de Park Chan-Wook e "Shortbus", de John Cameron Mitchell.

O patrocínio master desse ano é da Shell Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, junto à Prefeitura do Rio e da FUNARJ.

Bruna Ximenes

Redatora

Estudante de Jornalismo na PUC-Rio, redatora e cozinheira. Adora jornalismo cultural, reportagem e gastronomia