Biombo Escuro

Biombo Notícias

Mostra sobre a trajetória do cineasta Terry Gilliam chega ao CCBB de São Paulo

por Bruna Ximenes

11/04/2022; Foto: Divulgação

A exposição Terry Gilliam – O Onírico Anarquista chegou ao CCBB São Paulo no dia 06 de abril com entrada totalmente gratuita. Com curadoria dos experientes Eduardo Reginaldo e Christian Caselli, a montagem tem como foco resgatar a trajetória do cineasta americano radicado na Inglaterra, autor de filmes como o concorrente ao Oscar “Brazil” (1968) e “Medo e Delírio” (1998). 

A dupla buscou explorar mais do que os longas da carreira de Gilliam: ao todo são 5 curtas metragem em exibição, incluindo o raro Storytime de 1968, além de documentários sobre toda a carreira do artista. O espaço também contará com cursos, palestras, debates e outras atividades até o dia 02 de maio. 

Único americano em Monty Python, Terry Gilliam manteve seu humor ácido em diversas de suas obras, bem como o onirismo e o realismo fantástico. Foi cartunista e animador no início da carreira, mas a consolidação do seu trabalho se deu pelos trabalhos como ator e, principalmente, diretor. 

Junto com o grupo de humoristas ingleses ajudou a criar um de seus trabalhos mais famosos “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975). 

Para quem não é de São Paulo e quer conferir o conteúdo organizado pelo CCBB, basta baixar o aplicativo CCBB Virtual e aproveitar essa e outras exposições em realidade aumentada. O app é compatível com os sistemas iOS e Android.

Presencialmente a programação estará disponível até o dia 02 de maio no CCBB São Paulo, com ingressos para retirada na bilheteria ou no site da Eventim.

Bruna Ximenes

Redatora

Estudante de Jornalismo na PUC-Rio, redatora e cozinheira. Adora jornalismo cultural, reportagem e gastronomia