Biombo Escuro

Biombo Notícias

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta a exposição "Brasil no [Centro do] Mapa"

por Ana Poquechoque

20/04/2022; Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)  apresenta até o dia 30 de junho a exposição "Brasil no [Centro do] Mapa". Ela consta com 22 mapas, desde o século XVI até hoje, e um deles é o Brasil no centro do mapa do mundo. Além disso, a mostra traz quatro mapas temáticos: emissão de CO2 por habitante, lixo plástico, unidades de conservação e energias renováveis. A curadoria foi realizada por Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio e a consultoria pelo geógrafo André Alvarenga.

O público também pode desfrutar da apresentação de um vídeo inédito e três obras da série "Cartografia de Anna Bella Geiger" (duas gravuras e uma caixa objeto). A artista, casada com o geógrafo brasileiro Pedro Geiger, realizou um trabalho com mapas que a fez ser conhecida no mundo inteiro. "Tenho utilizado mais frequentemente duas representações, a de cartogramas de áreas contíguas - os mapas topólogos, e a tradicional projeção Mercator" conta Anna Bella. Ela acrescenta que para o processo de informação ocorrer com êxito, é necessário um papel ativo do leitor e do autor. 

É possível encontrar obras da cartografia, como a Carta Rogeriana, que marca o período de transição entre a época em que o mediterrâneo era dominado por muçulmanos e a recuperação por cristãos europeus. O Mapa de Ebstorf, que tem o corpo de Cristo em cruz como Rosa dos Ventos também se encontra presente na mostra. Outro destaque é o Mapa Genovês, que tem a forma de Arca de Noé, e o exemplar do Mapa de Johannes Schnitzer, uma redescoberta do livro Geographia de Ptolomeu. 

O espectador se depara com o Planisfério de Juan de la Cosa, o primeiro mapa a apresentar o continente americano. O primeiro mapa a exibir o litoral brasileiro, o Mapa de Alberto Cantino, de 1502, está exposto. Além desses, muitas outras obras estão presentes, e não são apenas para especialistas. A necessidade de saber cartografia se mostra sempre crucial a todos os públicos.


    Ana Poquechoque

    Redatora

    Ana Poquechoque é estudante de Jornalismo na PUC-Rio. Seus interesses pessoais são jornalismo cultural, literatura brasileira e comunicação audiovisual.