Biombo Escuro

Biombo Escuro

Exposição no CCBB-Rj começa com obras de pintor Marc Chagall

por Tiago Ribeiro

17/03/2022; Fotos: A2 Comunicação

Começou nesta quarta-feira(16) a nova exposição no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Marc Chagall: Sonho de Amor, que contempla inúmeras obras do pintor. A mostra inclui a série gráfica Fábulas de La Fontaine, que contém 102 gravuras de Chagall.

Sendo um artista que traz influências das mais diversas origens, como cenas do povoado de Vitebsk, Chagall traz em suas obras um inegável senso do fantástico e do absurdo. A forma como o onírico surge em suas obras deve chamar atenção de todos aqueles fascinados pelo fazer artístico. 

O CCBB Educativo, responsável por promover maior aproximação e intimidade de diferentes públicos com a programação, traz diversos eventos que buscam expandir e tornar mais lúdicos detalhes das obras presentes na mostra. 

É o caso da Hora do Conto, no qual os mediadores do CCBB Educativo contam histórias que buscam enriquecer a experiência de contato com a exposição. Fábulas como “A Cigarra e a Formiga” e “A Raposa e as Uvas” serão contadas no contexto da Hora do Conto. A Hora do Conto acontece aos sábados e domingos, às 13h e às 15h.

Também merece destaque a atividade Pequenas Mãos, oferecida aos sábados e domingos às 14h para crianças de 3 a 6 anos. O objetivo é fazer com que a mostra ressoe com as crianças, buscando criar momentos que proporcionem maior conexões com as obras e estimulando a experimentação e a criatividade.

Na imagem estão caixas cênicas montadas pela equipe do CCBB Educativo, fortemente inspiradas nos dioramas inventados pelo francês Louis Daguerre, que consistiam de uma apresentação visual de cenas de animação que se modificavam com a manipulação de efeitos no palco e na iluminação. Fortemente associado ao teatro do início do século XIX, os dioramas apresentaram conceitos explorados pelos desenhos animados. As crianças que visitarem a mostra terão a oportunidade de recriar e encenar as fábulas de Chagall, em uma experiência única de apreensão e criação.

Marc Chagall: Sonho de Amor ficará em cartaz no CCBB-RJ até 6 de junho. Ingressos para a exposição podem ser retirados em eventim.com.br e a entrada é feita mediante apresentação do comprovante de vacinação.

Tiago ribeiro

Editor, Redator e Repórter

Tiago Ribeiro é estudante de Cinema da PUC-Rio, editor, redator e repórter do Biombo Escuro desde 2021. Seus interesses pessoais são teoria cinematográfica, desenho de som e animes.