Biombo Escuro
layout: maria silveira; conteúdo: tiago ribeiro, Alberto A. Mauad, luiza furtado, Maria silveira

Essenciais 2021

Listas #1

Com o intuito de refletir sobre o ano que passou, os membros do Biombo Escuro organizaram listas individuais e focadas no cinema brasileiro, com o intuito de resumir o que melhor de rolou no ano que passou. São listas bem distintas que abordam filmes de todos os lugares do mundo.

       


  • Proposta

    Com um trabalho gráfico que incluiu colagens e privilegiou a organização das listas, essa edição que reflete sobre o ano que passou foi uma bastante especial e divertida de ser confeccionada.

  • janeiro 2021

    Disponível no Instagram

layout: maria silveira; conteúdo: tiago ribeiro, Alberto A. Mauad, luiza furtado, bruna britto

festival do rio 2021

Cobertura #1

Na primeira cobertura de festival do Biombo Escuro, trouxemos conteúdo sobre o mais importante festival da cidade em que vivem todos os nossos membros. Falando dos mais diversos tipos de filmes e navegando por diversas mostras, fizemos uma cobertura focada em críticas dos filmes mais interessantes apresentados no festival.

       


  • Proposta

    Com um trabalho gráfico mais voltado para textos, essa cobertura do Festival do Rio 2021 contou com diversos textos sobre os mais diversos filmes exibidos no festival. 

  • dezembro 2021

    Disponível no Instagram

layout: maria silveira; conteúdo: tiago ribeiro; entrevista: Tiago Ribeiro, Maria Silveira

O piano e o cinema mudo

Edição #3

Na terceira edição do Biombo Escuro, buscamos refletir sobre o papel da música no cinema silencioso, a partir de iluminadas conversas com o pianeiro e especialista Carlos Eduardo Pereira, o Cadu, compositor de diversos acompanhamentos sonoros para filmes mudos cuja trilha havia sido perdida. 

        Refletindo sobre o papel da música dentro da estrutura fílmica,              trazemos nossa primeira entrevista em vídeo, com informações              fresquinhas sobre a composição do acompanhamento para o                  filme "O Caçador de Diamantes", dirigido por Vittorio Capellaro.


  • Proposta

    Através de um trabalho gráfico voltado para zines, o grupo procurou trazer conteúdo das diferentes formas de mídia como vídeos, áudios e textos ligados ao tema. 

  • dezembro 2021

    Disponível no Instagram

layout: maria a. silveira; conteúdo: tiago ribeiro

Cabra marcado para morrer

Edição Especial #2

Na segunda edição especial do Biombo Escuro, surgem uma série de relatos rápidos de dois grandes conhecedores do processo de feitura de Cabra Marcado Para Morrer, e também da obra do documentarista Eduardo Coutinho.

        Nessa edição mais curta, trouxemos relatos de Carlos Alberto                  Mattos, um grande estudioso da obra de Coutinho, e também do            montador do filme, Eduardo Escorel, que falou sobre o processo            de montar esse filme que demorou 20 anos para ser concluído.


  • Proposta

    Conversando com especialistas em uma edição mais curta, essa edição traz informações e relatos sobre os 20 anos da produção de um dos maiores documentários da história do cinema nacional. 

  • setembro 2021

    Disponível no Instagram

layout: maria a. silveira; conteúdo: tiago ribeiro, luiza furtado

Estética do direto

Edição #2

Na segunda edição do Biombo Escuro, vamos abordar a revolução estética promovida no cinema documentário pela introdução da possibilidade de se captar sons nas ruas, longes dos estúdios e próximos de onde a cultura pulsava.

A leveza dos gravadores Nagra, desenvolvidos pelo polonês Stefan Kudelski, permitia uma mobilidade na gravação jamais antes vista. Uma situação perfeita em que avanços tecnológicos atendiam a anseios do tempo.

  • Proposta

    Através de um trabalho gráfico voltado para zines, o grupo procurou trazer conteúdo das diferentes formas de mídia como vídeos, áudios e textos ligados ao tema. 

  • agosto 2021

    Disponível no Instagram

layout: maria a. silveira e tiago ribeiro; conteúdo: tiago ribeiro, luiza furtado; entrevistas: tiago ribeiro, maria silveira

Reflexões sobre a cinemateca

Edição Especial #1

Na primeira edição especial do projeto Biombo Escuro, procuramos refletir sobre o lugar e a importância da Cinemateca Brasileiro dentro da sociedade, no momento de crise após a ocorrência do incêndio do galpão da Vila Clementina, ocorrido no dia 29 de Julho de 2021.

        Conversando com grandes especialistas do ramo da preservação            fílmica, como Hernani Heffner, buscamos vislumbrar uma forma            de ver um futuro no qual acidentes como esse não fossem um                horizonte comum.

  • Proposta

    Com muitas conversas com especialistas, buscamos nessa edição, que também conta com textos e vídeos feitos pelos membros, vislumbrar um futuro diferente para a Cinemateca Brasileira.

  • Agosto 2021

    Disponível no Instagram

layout: maria a. silveira; conteúdo: tiago ribeiro, luiza furtado e bruna britto

Cinema tropical

Edição #1

Esta é a primeira edição do projeto Biombo Escuro, um lugar que busca promover discussões sobre cinema brasileiro em suas diferentes cores, formas e delimitações.

Nessa edição #1 abordamos a revolução cultural no cinema brasileiro que ocorreu junto ao movimento Tropicalista. Confira nossos debates e artes sobre a encarnação cinematográfica da deglutição psicodélica do tropicalismo.

  • Proposta

    Através de um trabalho gráfico voltado para zines, o grupo procurou trazer conteúdo das diferentes formas de mídia como vídeos, áudios e textos ligados ao tema. 

  • julho 2021

    Disponível no Instagram