Biombo Escuro

Biombo Notícias

As inscrições para a 32ª edição do Cine Ceará estão abertas


por Ana Poquechoque

18/05/2022; Foto: Primeiro Plano

O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, está com as inscrições abertas para as três mostras competitivas da 32º edição. São elas: Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem, e Mostra Olhar do Ceará. O festival ocorrerá entre os dias 03 e 09 de setembro de 2022 e será 100% presencial. As exibições serão no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, com equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE). A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos e reserva no mínimo 30% de participação para cineastas mulheres.

Cada uma das três mostras tem um formulário de inscrição no próprio. A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-Metragem é direcionada a produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha e com longas concluídos a partir de 2021, com duração mínima de 60 minutos. As obras que podem ser inscritas na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem devem ter até 25 minutos e serem concluídas a partir de janeiro de 2021. Ela é aberta para trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Filmes de curta-metragem e longa-metragem concluídos a partir de janeiro de 2021 conseguem entrar na Mostra Olhar do Ceará. Destinada a realizadores cearenses, radicados ou não no estado, e residentes no local há mais de três anos.

O Troféu Mucuripe, concedido na Mostra Competitiva Ibero-americana, é dado aos vencedores escolhidos pelo Júri Oficial. O Melhor Longa recebe um prêmio no valor de R$20.000.000 em forma de recursos para a distribuição da obra no Brasil.  O último grande vencedor do prêmio foi o documentário autobiográfico "5 Casas", de Bruno Gularte Barreto, que saiu do festival com o Troféu em diversas categorias, como a de Melhor Longa-Metragem.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 30 de junho. O regulamento e o formulário de cada mostra estão disponíveis no site www.cineceara.com.

Ana Poquechoque

Redatora

Ana Poquechoque é estudante de Jornalismo na PUC-Rio. Seus interesses pessoais são jornalismo cultural, literatura brasileira e comunicação audiovisual.