Biombo Escuro

BIombo notícias

8 ½ Festa do Cinema Italiano começa dia 26 com exibições em todo o Brasil

por Bruna Ximenes

25/07/2022; Foto: Trombone Comunica

Começa nesta terça, 26, a nona edição do evento 8 ½ Festa do Cinema Italiano que contará com a pré-estreia de doze títulos em diversos estados brasileiros. Os filmes escolhidos para o circuito são sucesso nos festivais internacionais e na bilheteria italiana.  O Festival contará com exibições até o dia 03 de agosto.

O longa de Giuseppe Tornatore em homenagem à Ennio Morricone “Ennio, O Maestro” é responsável pela abertura da celebração no Rio de Janeiro, às 20h, no espaço Itaú de Cinema em Botafogo com ingressos a R$20. 

Outros destaques são “Mamma Roma”, clássico neorrealista de Anna Magnani, “Il Buco” de Michelangelo Frammartino, a comédia “Guia Romântico para Lugares Perdidos” de Giorgia Farina, “Leonora, Adeus” de Paolo Taviani, “Freaks Out” de Gabriele Mainetti, e “Laços”, de Daniele Luchetti, que abriu o Festival de Veneza no ano passado. 

O festival nascido em Lisboa em 2008 se espalhou por outros países e, aqui no Brasil, é o principal evento voltado para a cultura italiana. O evento é organizado pela Associação II Sorpasso e Risi Film Brasil entre outros apoios. Os novos parceiros de mídia da celebração italiana são a Folha de São Paulo, a Oaoi de Cinema e Comunità Italiana. 

Bruna Ximenes

Redatora

Estudante de Jornalismo na PUC-Rio, redatora e cozinheira. Adora jornalismo cultural, reportagem e gastronomia